Central de Reservas: (31) 2105-9661 / 98489-2491 (Vivo-WhatsApp) contato@fondahotelfazenda.com.br
previous arrow
next arrow
Shadow
Slider

Nossa História

Cronologia

1949 – Da Eslovênia (parte da antiga Yugoslávia) chega ao Brasil a família Fonda, refugiada do regime comunista do ditador Marechal Tito, que então emergia no conturbado período pós Segunda Guerra Mundial.
Afortunadamente, o destino quis que o senhor Norbert conseguisse o seu primeiro emprego nas montanhas de Minas Gerais. E a família foi recebida com muita generosidade e hospitalidade.
O casal Norbert e Maria Fonda e suas filhas Helena e Gertrud, então com nove e dois anos, vão para João Monlevade, Minas, onde o senhor Norbert se emprega na Siderúrgica Belgo Mineira. Nesta cidade nasce, em 1953, a terceira filha do casal, Zofija.

1954 – A família se muda para BH. O senhor Norbert se emprega na Mannesmann Mineração e abre o primeiro negócio próprio, um bar.

1960 – O casal Fonda assume a concessão de exploração comercial do restaurante industrial da Siderúrgica Mannesmann.

1961 – Nasce o quarto filho, Albert.

1968 – Após período próspero, o senhor Fonda inicia a implantação da Fazenda Retiro do Palmital, onde hoje se situa o Fonda Hotel Fazenda, em Ravena, Sabará, Minas Gerais. Com seu notável empreendedorismo e pioneirismo, produzindo hortaliças, frutas e carnes (boi e porco) para seu restaurante, a fazenda viveu intensa atividade, gerando dezenas de empregos na região.

1975 – O senhor Fonda opta por não mais renovar o contrato de concessão do restaurante com a Mannesmann e passa a morar na fazenda, dedicando-se a criação de gado leiteiro holandês com alta tecnologia.

1986 – Morre a senhora Maria Fonda e um ano depois, o senhor Norbert Fonda. O filho Albert e sua esposa Ana Lúcia dão sequência à atividade leiteira na fazenda.

1997 – Os Irmãos Helena, Truda e Albert fundam o HOTEL FAZENDA RECANTO DOS FONDA.

2000 – Após reestruturação, Albert e sua esposa Ana Lúcia Vianna Fonda se tornam proprietários do Hotel Fazenda.

2008 – Em nova fase de investimentos e revitalização, o empreendimento adota o novo nome fantasia “FONDA HOTEL FAZENDA”, em homenagem aos fundadores.